https://drive.google.com/drive/folders/1ZmwGEVvcjFgzn9_1lFrKTT9v296Hv4-h?usp=sharing
Você procura jogos e atividades diferenciados para tornar melhores suas aulas ou atendimentos? Então está no lugar certo!
https://drive.google.com/drive/folders/1ZmwGEVvcjFgzn9_1lFrKTT9v296Hv4-h?usp=sharing
💥 Reconhecimento numérico da unidade ao milhar;
💥 Operações de adição e subtração;
💥 Problemas de adição e subtração;
💥 Exercícios de lateralidade;
💥 Adaptações de atividades;
💥 Jogos matemáticos.
🎉🎉IMPRIMA QUANTAS VEZES VOCÊ PRECISAR!!!🎉🎉
Conheça melhor/adquira:
Então que bom que você está aqui em meu blog para que eu possa te contar que muitas vezes pode simplesmente usar as letras do seu computador para conseguir várias imagens ou sinais indicativos!
Eu adoro usar estas fontes para fazer atividades como: cartas enigmáticas, decifre os códigos, ligue, enumere, etc. No link abaixo estão todos os modelos e os nomes destas letras, certamente muitas delas você tem em seu computador e estão prontinhas para serem usadas.
https://drive.google.com/drive/folders/1ZmwGEVvcjFgzn9_1lFrKTT9v296Hv4-h?usp=sharing
RECEITA PARA ADAPTAR ATIVIDADES
Quem entende minimamente de educação sabe que na real, não existe uma receita exata para adaptar atividades... O que podemos é adaptar os conteúdos colocando imagens, textos mais curtos, usar letras maiúsculas, exemplos na matemática, dar indicativos visuais nas respostas e usar e abusar de formas, tabelas e imagens. Mas isso vai dar certo para todos os alunos? Provavelmente não... Cada aluno tem suas particularidades, algumas atividades até contemplam grande parte delas, mas outras ainda precisam ser readequadas dentro das necessidades exigidas.
Elaborei esse e-book para comemorar 2 mil inscritos em meu canal do YouTube 😄. Se você já se inscreveu, muito obrigada. Se ainda não, te aguardo lá também🤗.
O e-book trás uma analogia sobre uma receita na culinária, porque as vezes é assim que alguns professores pensam que deveria ser, não é mesmo? Então indo por este caminho, mostro que se alguns passos forem seguidos a receita de adaptação dará certo. E quais passos são estes?
1 - Conhecer as dificuldades e potencialidades dos alunos;
2 - Saber lidar com o básico das tecnologias: formas, tabelas e imagens;
3 - Dedicar um tempo da hora atividade para isso;
4 - Não exagerar na quantidade de conteúdos;
5 - Não minimizar o potencial dos alunos (colocar apenas marque um X ou pinte por exemplo... Explore outras formas de atividades como cruzadinha, caça palavras, circule ou retire palavras do texto, classifique, complete, etc);
6 - Testar as atividades com os alunos para ver o que deu certo ou não.
O principal problema para adaptar as atividade sem sombra de dúvidas é o desconhecimento dos professores sobre o uso das tecnologias. Mas convenhamos, somos professores e esse é nosso trabalho. Não dá mais para ficar dizendo que não sabemos adaptar... Tenho um curso aqui que ensina a usar tabelas, formas, imagens, Canva, etc e no You Tube tem vários vídeos gratuitos também. Com tanta informação disponível volto para a afirmação: para aprender a adaptar, basta começar!!!
Compartilhe a vontade com os seus colegas!!!
ACESSE O E-BOOK GRATUITAMENTE👇
https://drive.google.com/file/d/1LvWXVOSz1W_SKGsXC10UIMMO3F4lYuDn/view?usp=sharing
ASSUNTO |
TEMPO DO VÍDEO |
1 - Saudação |
6:23 |
2 - Criar documento do Word, pdf,
pasta e Word compartilhado |
8:27 |
3 – Margem, paisagem e retrato |
2:01 |
4 - Inserir número na página |
1:09 |
5 – Letra - tipo, cor, maiúscula, etc |
5:42 |
6 - Inserir cabeçalho e rodapé |
3:29 |
7 – Quebra de seção, apenas uma página
em paisagem |
5:12 |
8 – Ferramenta de captura de imagens |
6:27 |
9 – Tirar fundo de imagem |
3:17 |
10 – Usar formas |
9:31 |
11 - Bordas, cores e fundos coloridos
da página |
10:52 |
12 - Imagens - mover no texto, deixar
em círculo, preto e branco |
6:48 |
13 - Tabelas - inserir, mesclar,
colorir, ocultar |
9:44 |
14 – Transformar PDF em Word |
2:46 |
15 – Símbolos e equações: potência, raiz
quadrada, fração, tesourinha |
9:13 |
16 – Atividades com o Canva |
14:15 |
17 - Vinte ideias para adaptar
atividades |
36:25 |
18 - Adaptando uma atividade no Word
online |
22:26 |
19 – Digitação por voz no Word |
4:38 |
20 – Atividade com tirinha |
8:00 |
21 – Como criar um drive de atividades |
12:35 |
22 – Como fazer caça palavras no Word |
3:52 |
23 – Como fazer cruzadinha no Word |
7:36 |
24 – Como fazer decifre os códigos no Word |
7:27 |
25 - Despedida |
6:25 |
Estas atividades foram elaboradas para alunos com dificuldades de aprendizagem, que fazem leitura mas não interpretam com autonomia o que leram. Talvez você terá que readaptá-las de acordo com as necessidades de seus alunos.
SOBRE
O ALUNO E SUA AUTONOMIA |
O ALUNO SE COMUNICA? |
INICIA UM DIÁLOGO? |
SABE LER? |
CONHECE OS NUMERAIS? |
ASSOCIA NUMERAIS E QUANTIDADES? |
ESCREVE COM AUTONOMIA? |
FAZ CÁLCULOS DAS 4 OPERAÇÕES BÁSICAS? |
INTERPRETA PROBLEMAS MATEMÁTICOS? |
INTERPRETA TEXTOS? |
CONSEGUE ELABORAR UM TEXTO? |
CONHECE O VALOR DAS CÉDULAS DE DINHEIRO? |
CONSEGUE FAZER TROCO COM DINHEIRO? |
CONCENTRA-SE POR TEMPO PROLONGADO? |
DICAS
PARA OS PROFESSORES |
|
Mantenha os conteúdos vigentes. |
|
Não infantilize as propostas. |
|
Envie as atividades em caixa alta. |
|
Selecione as partes essenciais dos conteúdos. |
|
Quando fizer interpretações de textos, deixe as respostas em destaque
no texto (em negrito, sublinhado ou de outra cor) |
|
Dê exemplos na matemática e solicite atividades semelhantes ao
exemplo. |
|
Deixe os textos com no máximo 3 parágrafos. |
|
Use imagens para ilustrar as propostas sempre que possível. |
|
Utilize o livro didático (quando a escola disponibilizar)
solicitando: Ø leituras
de parágrafos com o número da página indicado; Ø páginas
específicas para realizar: questionário, fazer releituras de imagens, copiar
palavras e classificá-las (escolha no máximo 3 parágrafos de uma página) |
|
VARIE
O FORMATO DAS ATIVIDADES UTILIZANDO-SE DE: |
|
·
Recorte; ·
Colagem; ·
Jogos; ·
Cruzadinhas; ·
Músicas; ·
Vídeos; ·
Jogos on line; ·
Numere as colunas; |
·
Caça palavras; ·
Ligue; ·
Circule palavras no texto; ·
Complete de acordo com as palavras destacadas
no texto; ·
Use imagens (que se relacionem com o
conteúdo); ·
Pinte; ·
Desenhe; |