quarta-feira, 17 de março de 2021

DICAS DE ADAPTAÇÕES DE ATIVIDADES

 

* Estas atividades foram elaboradas para alunos que estão alfabetizados, possuem dificuldades de interpretação e baixa autonomia para realizar as propostas. 

Antes de adaptar suas atividades, verifique o nível de aprendizagem de seus alunos.

SOBRE O ALUNO E SUA AUTONOMIA

O ALUNO SE COMUNICA?

INICIA UM DIÁLOGO?

SABE LER?

CONHECE OS NUMERAIS?

ASSOCIA NUMERAIS E QUANTIDADES?

ESCREVE COM AUTONOMIA?

FAZ CÁLCULOS DAS 4 OPERAÇÕES BÁSICAS?

INTERPRETA PROBLEMAS MATEMÁTICOS?

INTERPRETA TEXTOS?

CONSEGUE ELABORAR UM TEXTO?

CONHECE O VALOR DAS CÉDULAS DE DINHEIRO?

CONSEGUE FAZER TROCO COM DINHEIRO?

CONCENTRA-SE POR TEMPO PROLONGADO?


DICAS PARA OS PROFESSORES

Mantenha os conteúdos vigentes.

Não infantilize as propostas.

Envie as atividades em caixa alta.

Selecione as partes essenciais dos conteúdos.

Quando fizer interpretações de textos, deixe as respostas em destaque no texto (em negrito, sublinhado ou de outra cor)

Dê exemplos na matemática e solicite atividades semelhantes ao exemplo.

Deixe os textos com no máximo 3 parágrafos.

Use imagens para ilustrar as propostas sempre que possível.

Utilize o livro didático (quando a escola disponibilizar) solicitando:

Ø  leituras de parágrafos com o número da página indicado;

Ø  páginas específicas para realizar: questionário, fazer releituras de imagens, copiar palavras e classificá-las (escolha no máximo 3 parágrafos de uma página)

VARIE O FORMATO DAS ATIVIDADES UTILIZANDO-SE DE:

·         Recorte;

·         Colagem;

·         Jogos;

·         Cruzadinhas;

·         Músicas;

·         Vídeos;

·         Jogos on line;

·         Numere as colunas;

 

·         Caça palavras;

·         Ligue;

·         Circule palavras no texto;

·         Complete de acordo com as palavras destacadas no texto;

·         Use imagens (que se relacionem com o conteúdo);

·         Pinte;

·         Desenhe;



                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário